18 de setembro de 2009

outras perguntas

Você sabe exatamente por que o volume de uma pirâmide é igual a um terço do volume do prisma de mesma base? A pergunta é simples, tendo em vista que este conteúdo é ensinado, invariavelmente, no segundo ano do ensino médio.
A resposta é muito mais complexa do que parece, e pode pegar de surpresa grande parte dos professores brasileiros. Para uma demonstração correta deste resultado são necessários muitos outros resultados, uma característica fundamental da matemática.
O fato é que os jovens comtemporâneos tão acostumados com respostas rápidas e regras altamente flexíveis nem sempre estão dispostos a refletir sobre tudo o que lhes é apresentado. Pelo contrário, entre uma maneira de pensar, e uma regra simples para resolver a mesma questão, eles optam instantaneamente pela regra.
Curioso é que estes jovens utilizam html nas suas postagens na internet, utilizam modernos aparelhos com extrema facilidade e realizam várias tarefas que os não jovens de outras gerações não conseguem sequer supor como começar. Entretando não devemos comemorar esta 'nova inteligência', os jovens reproduzem padrões, aprendem mecanicamente a repetir uma série de fatores e muitas vezes, embora pareçam dominar algo, são facilmente surpreendidos por uma pergunta simples a respeito daquilo que eles tanto se orgulham em conhecer.
A escola não fala mais a linguagem dos jovens, mas pergunto, até que ponto a escola pode abdicar do seu papel de formação de cidadãos para se adequar às urgências da juventude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário